quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Efemeridade na Vida?


Botando a cabeça para funcionar...(4)







Num mundo avassalador e cruel, muitas vezes, somos desafiados a romper com a indiferença e a olhar para o Alto com atenção e determinação para contemplar muito além do horizonte em que habitamos e conseguimos visualizar.


A fugacidade que percorre a humanidade nos faz viver em estado de efemeridade total, não saboreando os momentos profundos e de amor sólido indo em busca de prazeres momentâneos onde o coração não se satisfaz plenamente.


É preciso ir além, contemplar a natureza como algo substancioso e muito além da nossa pobre e estreita imaginação egoísta onde só o desamor impera e o belo é desapercebido pela criatura que Deus criou tal e qual sua grandeza.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.



Quando agimos assim,  não passamos de um réptil da menor espécie a ser pisoteado sem piedade pelos nossos semelhantes.
É preciso irmos além! Ultrapassarmos fronteiras das nossas arbritrariedades e vivermos com grande ânimo e generosidade para valorizar o de mais sublime que Deus nos concedeu: o Dom da Vida.


Crer que a vida não passa de um sopro, conforme a imagem sugerida, é pequeno demais para a grandiosidade com a qual Deus nos criou.
Com efeito, ela passa rápido e, quando sentimos o sabor de viver, já é ocaso da vida, muitas vezes.


Hoje é Domingo, dia de louvar a Deus por tudo, pelo belo e pelo profundo que há em toda Criação e dentro de nós, seres humanos à aparência divina criados. Ponhamos nossa melhor 'roupa' e agradeçamos ao Senhor do Universo que nos integra e nos edifica além de um sopro fugaz.


Atentemos para as belezas que estão ao nosso redor, nos permitamos sonhar e voar na imensidão do mundo em que vivemos, crendo que tudo dará certo e que sobreviveremos neste mundo selvagem e de 'pedra ' , onde o desamor impera, para que não caiamos na tentação, uma vez mais, de sermos iguais a quem nos denigre na condição de raça humana  muito amada pelo Deus Amor.


Abramos as portas da não transitoriedade, sejamos livres à profundidade para não nos ferirmos uns aos outros no abandono da solidão de  um campo florido e não visitado à mercê de toda sorte de ventos impetuosos e sermos jogados ao léu indiscriminadamente.


Passemos para a outra margem de nós mesmos!
Ultrapassemos fronteiras desconhecidas do nosso interior!
Não tenhamos medo de nos vencer, talvez seja oque nos falte para a vida em abundância de que nos fala Jo 10,10.



Ressurjamos, desde já, como a Páscoa que virá!
Uma santa e abençoada Quaresma a todos!
Que a efemeridade da vida seja apenas um sopro e nos deixe de relance,  não mais!
Avancemos para águas mais profundas!




8 comentários:

  1. UAU! Beleza,Rosélia! Não podemos perder as "paisagens" nessa viagem tão efêmera pela vida...Num sopro ela pode acabar... ADOREI! Obrigadão! beijos, levei teu link! chica

    ResponderExcluir
  2. Que sejamos mais que observadores da natureza, mas acolhedores e verdejantes plantadores e protetores, que o amor vença em nós e nos abra portas de profundo contato com a vida, e com Deus. Lindo

    ResponderExcluir
  3. Iniciar o domingo com essas reflexões, oriundas de uma alma plena de Deus, fortalece meu espírito, aproxima-me de Deus, vejo a vida com outro olhar e a valorizo como algo frágil sim, mas de intensa fortaleza pela grandiosidade do Criador que, com um sopro nos permite viver, amar e sorrir, mesmo diante de tantos problemas e negatividade que ronda nosso mundo.
    Beijos carinhosos e um domingo feliz e abençoado!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rosélia,
    Perfeita a analogia que você fez da imagem e da vida...
    A vida não passa de um sopro mesmo, igual essa florzinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde minha Amiga,
    Sublime a sua participação!
    Reflexão maravilhosa sobre a vida partir da linda imagem!
    Que assim seja!
    Obrigada pela magnifica partilha.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Bonita reflexão fez a partir de uma simples florzinha. A vida é um presente do Altíssimo, a Ele todo nosso louvor...
    Vivamos alegremente, o Senhor reina com amor gracioso!
    Tenha uma feliz semana, Roselia!! Bj

    ResponderExcluir
  7. Um excelente texto cheio de motivos de reflexão. A vida é realmente muito frágil. Por isso é que mos que a aproveitar bem...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Sempre além do proposto amiga com ótimas reflexões e passagens do livro santo que muito ajudam em reflexões sobre esta vida que recebemos e que agradecemos a cada manhã. E nesta travessia a gente aprende muito com todos os sucessos e insucessos e passa a ver a vida com olhos mais atentos e valorizamos cada momento, cada instante. Pois quando tudo rodar fica a historia de que deixamos.
    Bela participação.
    Abraços.
    Bjs de paz no coração.

    ResponderExcluir