quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Comer e Digerir, eis a questão!



(Hum! Vamos abrir o apetite?)

I

Comer sem vontade é deveras desolador,
Nada como se ter um bom apetite,
Dando alimento ao corpo com amor,
Cuidar de si e, além, ficar bem contente.


II

Além do fato de precisar de comer,
Há que se digerir bem o alimento,
Seja no plano meramente literal
Ou noutro sentido mais colateral.

(sem agrotóxico)

III

Talvez o que custe é degustar
Seja o não apetecido mal paladar,
Porque os pratos mais amargos
Só nos despertam os mal tratos.





Mari querida, pode escolher a que mais lhe apetecer...


No contexto atual, está difícil de digerir o que nos passa ao povo brasileiro...
Parece mais um prato indigesto que nos levará a uma gastrite emocional de todo tipo...
Entretanto, nosso bem viver nos alegra, se temos um prazeroso conviver e apreço aos nossos amigos de mesa: os do coração com quem partilhamos não só alimentos corporais, mas tudo de melhor que temos (não engolido à pulso mas degustado com sabor durante a vida toda)...

"A comida é, primeiro de tudo, uma necessidade; quem não come morre. E para comer, a humanidade aprendeu, primeiro, a caçar e, depois, a produzir, da terra, o alimento. Todavia não se produz nada sem lembrar  que a terra é de Deus (veja Êxodo 19,5; Levíticos 25,23), que Deus é o criador que doa e providencia o alimento para todo ser vivente (veja Salmos111,5; 147,9): "do Senhor é a terra e tudo aquilo que ela contém" (Salmos 24,1). É essa a razão que leva a Lei a determinar que "comerás é ficarás saciado, e bendirás a Iahweh teu Deus" (Deuteronômio 8,10).

Todavia comer não é apenas uma necessidade biológica, mas é uma ação simbólica, com muito significado. É normal comer junto com alguém, ou seja, se partilha o alimento. Por isso a refeição é uma oportunidade única de manifestação de afeto, de conclusão de uma aliança, de um sinal de reconciliação.

Além disso, como já acenamos acima, à mesa se aprende que o que está ali não é meu, mas também dos outros, ou seja, é algo que tende a ser partilhado, é "nosso".

Para sublinhar esses sinais simbólicos e sobretudo a certeza que tudo o que nos é dado vem de Deus existe a bênção sobre os alimentos, uma oração de louvor que o fiel faz a Deus sobretudo no início da refeição. 
Essa oração sublinha a bondade de Deus, que dá ao ser humano coisas boas. 
É nesse sentido que Paulo, em 1Timóteo 4,4-5 lembra que tudo o que foi criado é bom e nenhum alimento é proibido, se é consumado rendendo graças: a Palavra de Deus e a oração os santifica. 
E aos cristãos de Corinto Paulo diz: "quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1Coríntios 10,31).

É muito normal ver Jesus nas refeições: nas bodas de Canãa, com os pecadores, na casa de Pedro, com Marta, maria e Lazaro, com Zacheo e o leproso Simeão. Foi até chamado de glutão e beberrão (Lucas 7,34).

E quando Jesus quis deixar-nos um sinal capaz de expressar toda a sua vida de doação radical por nós, usou exatamente a refeição: comeu e bebeu pronunciando a bênção e dando graças a Deus, bênção e eucaristia (Marcos 14,22-25 e paralelos; 1Coríntios 11,23-25).

Por tudo isso, convém a nós, cristãos, tomar as refeições como uma profecia do banquete no Reino de Deus, participar delas com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus, partilhando o nosso alimento com os necessidados, com os hóspedes."



P.S. Em fase de mudança interestadual e com os dias todos cheios...
Vou passando à medida do possível...




Tem também o lado do não digerirmos acontecimentos imprevistos que nos desolam...
A imagem sugere muitas ponderações...
Passei por uma fase difícil de não digerir a Vontade de Deus que seria fazer o que estou realizando... foi difícil demais, muita oração e lágrimas com medo de sofrer de novo,  entretanto, meu barquinho está em alto mar e não dá mais para voltar...
Meu discernimento passou por tudo isso e algumas poderações de poucos amigos de peso que 'interferem' em meu viver pois me querrem somente o bem... 
O ACONSELHAMENTO ESPIRITUAL É NECESSÁRIO POIS NÃO SOMOS DE FERRO E, SE CONFIAMOS EM ALGUÉM, É PARA ISSO: PARA AS HORAS DE APERTO ONDE PRECISAMOS NOS ALIMENTAR DE SÁBIAS PISTAS E PONTUAÇÕES...
Não temo mais o mar pois firme está minha fé...
Obrigada, meu Deus e Senhor, em quem confio inteiramente...



Passarei à medida do meu possível... Orem por mim e gratidão...









14 comentários:

  1. Rosélia, tuas participações ficaram lindas. E teu texto cheio de sabedoria. Saber escolher os alimentos que vamos ingerir ... E como há os "alimentos" indigestos!! Credo! Nem imaginas o quanto tive e estou tendo deles aqui nesse meu retorno de férias.HAJA! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Tudo que vem de Deus nos conforta e alimenta, e mesmo as maiores provações nos fazem fortes e aprendizes. Alimento natural, cuidados, afeto, amizades e aprender a digerir a vida. Linda participação No blog também tenho algo semelhante em cuidados

    ResponderExcluir
  3. Alimentar o corpo e a alma sob as graças de Deus, bela lição, Roselia!
    Abraço, bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Participação perfeita, Roselia
    Fique bem.
    Tudo vai dar certo.
    Beijinhos e o meu carinho.
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde minha Amiga,
    Grande inspiração tratando do alimento do corpo e da alma.
    Reflexão muito bela e completa.
    Que Deus a ajude e proteja nessa nova fase da sua vida.
    Um beijinho fraterno.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Roselia, sua participacao ficou deliciosa!!!! Me abriu o apetite!!!!bjs

    ResponderExcluir
  7. Delicioso para o olhar. Imagino o degustar...
    .
    * Doce paisagem do teu sorriso, qual azul do Mar *
    .
    Deixando votos de um fim de semana muito feliz
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  8. Adorei todas as quadras que escrevestes, porém gostei muito mais do texto falando sobre o alimento do ponto de vista da fé, do alimento espiritual.
    Desejo que sua transição aconteça de forma que cresças mais ainda.
    Você é um ser iluminado!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. Alimento para o corpo e para o espírito...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Roselia , vc é um ser iluminado . E isso transparece em seus escritos que são sempre muito apreciados por mim e tantos outros leitores . Deus continue te iluminando . Abraços .

    ResponderExcluir
  11. Bom fim de noite Rosélia!
    Muito bonita sua participação com estas versões de inspirações da imagem, que apresenta uma menina com ar de pouco animada com o lanche. A arte de bem comer é às vezes um tanto quanto ditadora, mas há que se buscar o melhor a ingerir. Ao tempo que devemos buscar alimentar nosso espirito com o que há de melhor e mais infindável.
    Bonita participação.
    Bjs de paz amiga e felicidades na nova morada.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Rosélia, tenho e meus filhos também, um gosto enorme por comida, tanto que sofremos muito com a balança e com o pecado da gula! Também respeitamos os alimentos, não desperdiçamos e sempre que podemos, partilhamos! Fizestes um apanhado bem consciencioso e lindo. Gostei imenso! Abração!

    ResponderExcluir
  13. Alô, Roselia... Vi o seu comentário por lá e vim por cá, aproveitando o meu tempo agora na blogosfera...
    Bonita participação, cheia de muita verdade. Torcendo pelas suas mudanças, travessias... Imagino!
    Deus é fiel e nos ensina sempre a saborear a vida! Aleluia!!
    Bjs

    ResponderExcluir