A festa de hoje quer colocar você em contato com a criança inocente que existe em você, quer dar-lhe a coragem de viver puro e permeável.
A criança inocente que existe dentro de você gravará neste mundo um traço que permanece, testemunhará o mistério da vida a muitos. O que constitui o nosso valor não é o que fazemos ou possuímos, mas o nosso ser que é sempre dádiva.
(Anselm Grün)Fui gordinha, rechonchudinha, o mingau era o meu forte. Até hoje gosto do sabor de um gostoso mingau. Tanto faz se de fubá de milho, maisena, aveia.
Ao observar o leite da vaca a se transformar entro da garrafa numa gostosa e pura manteiga. A comer e me regalar o doce de tomate perfeito. Os biscoitos feitos no fogão à lenha. Um sabor de infância feliz, vivido nas férias na roça.
O bom do temporal no interior era o cheirinho de chuva, a terra exalava. Ficava bem comportada. Ah! Cheiro bom danado da INFÂNCIA e seu sabor.
Para o Papai Noel eu pedia, confiante, ainda lhe deixava, junto às rabanadas e à aletria, um pedaço de manjar com ameixa. E a noite ansiosa eu dormia, no outro dia a procurar o caroço no prato. Posso dizer hoje: eu vivia!
Estudar foi sempre o seu lema , desde bem pequenininha.
Imposto e acatado com firmeza, mas em compensação, do meu papai amado, tive sempre a merendinha. Curiosos para saberem? Eram as balinhas de groselha açucaradas e bem gostosinhas junto às cavaquinhas, também um biscoitinho de polvilho.
Até hoje, gosto muito de doces, evito colocar açúcar em todo tipo de líquido que tomo, aceito bem café, chás e sucos sem adoçar e posso comer meus docinhos que relembram as tais balinhas que meu pai me comprava, bem como o doce quebra-queixo que adoro.Usar tranças me deixa memórias lindas de um tempo de inocência. Até hoje, de vez em quando, tranço meu cabelo e me sinto bem.
Na atualidade, eu ainda não perdi a fé para manter o fôlego de vida, não esmorecer ante adversidades.
Tudo aqui relacionado me aproxima dos meus afetos inaugurais.Pus aqui os meus mais deliciosos cheiros e paladares da infância.Hoje, eu só retenho os melhores cheiros, paladares e evocações que eles me remetem.O demais acabou, não volta mais, por sorte.A infância é a única fase da minha vida onde me lembro só de coisas boas.
"Minha criança adivinhou, em seus sonhos, o adulto que eu queria ser. E traz alegria e esperanças à minha idade atual. Hoje sou, há muito tempo, o adulto que sonhei ser. Talvez com menos tensões, mas igualzinho em meu modo de amar a vida."
(Artur da Távola)
A proposta tem a ver com as memorias que os aromas e cheiros despertam desde a infância.O olfato, os aromas, as evocações que emergem do nariz e se infiltram no cérebro e despertam memórias adormecidas. Cheiros, aromas sabores, tudo o que vier à mente.Participo da iniciativa das amigas Rosana e Patrícia que aproveitam o dia dedicada às crianças no dia 17 para ressaltar o valor das lembranças afetivas.
Obrigada, queridas amigas Patrícia e Rosana.
Adorei as fotos e a de trançinha nunca havia visto! Um amor! Adorei e tão boas as lembranças dos cheiros, aromas e sabores da infância...O mingau sempre é bom,rs...
ResponderExcluirLiunda participação, no capricho!
beijos praianos, chica
Olá, convidamos você a participar do nosso desafio. Estamos esperando por você
Excluirhttps://somosartesanosdelapalabra.blogspot.com/2025/08/juguemos-con-el-olfato.html?sc=1755696775460#c7122893930189022184
Que lindas lembranças. Adorei suas evocações de uma infância cheia de fragrâncias. Obrigado, muito obrigado pela sua contribuição. um grande abraço.
ResponderExcluirRosana
Que lindas lembranças. Adorei suas evocações de uma infância cheia de fragrâncias. Obrigado, muito obrigado pela sua contribuição. um grande abraço
ResponderExcluirQue lindas lembranças. Adoro suas evocações de uma infância cheia de fragrâncias. Obrigada, muito obrigada pela sua contribuição. Um grande abraço.
ExcluirHola Roselia, me ha gustado mucho tu texto y las imágenes tambien, te cuento que yo tengo la misma costumbre, no uso azúcar en mi cocina ni en mis bebidas, pero pierdo la cabeza por un caramelo o una golosina, que me recuerdan a la infancia, muchas gracias por participar de nuestra propuesta.
ResponderExcluirPATRICIA F.
Ontem
ExcluirOi, Roselia, gostei muito do seu post e das imagens também. Tenho o mesmo hábito. Não uso açúcar na comida nem nas bebidas, mas adoro um doce ou guloseima que me lembre da minha infância. Muito obrigada por participar da nossa proposta.
PATRICIA F.
Hola Roselia,
ResponderExcluir¡Qué texto tan bonito! Me vas a perdonar, pero el tema del olfato ha pasado a un segundo plano cuando hablas de la (tu) infancia, la verdad es que durante la niñez se va cimentando lo que somos ahora. De eso las gran influencia que las emociones tienen en nuestra vida. También el recuerdo de nuestra niñez muestra mucho de cómo somos, tú sólo tienes recuerdos buenos y los hay que sólo tienen recuerdos malos, lo que muestra la disposición de una persona para quedarse con lo bueno o con lo malo.
Un saludo.
Olá, Roselia,
Que postagem adorável! Você vai me perdoar, mas o tema do olfato ficou em segundo plano quando você fala sobre a sua infância. A verdade é que durante a infância, o que somos hoje se cimenta. É por isso que as emoções têm uma grande influência em nossas vidas. Nossas memórias de infância também revelam muito sobre quem somos. Você só tem boas lembranças, e há quem só tenha más, o que demonstra a disposição de uma pessoa em se apegar às boas ou às más.
Atenciosamente.
Roselia,me han gustado mucho tus fotografías, me han recordado a las mías de pequeña, se te ve una niña feliz, luego la vida se presenta y tenemos que procurar que no nos haga perder esa niña que todos llevamos dentro.
ResponderExcluirUn basazo
Roselia, gostei muito das suas fotos. Elas me lembraram das minhas quando criança. Você parece tão feliz. Aí a vida chega, e temos que nos certificar de não perder aquela menininha que todas carregamos dentro de nós. Um grande abraço.
ExcluirEs notable el poder de evocación de los aromas percibidos en la infancia. Logran transportarnos casi sin esfuerzo aquello tan querido que tanto añoramos. Un abrazo, Roselia. Gracias por compartir recuerdos y fotos
ResponderExcluirO poder evocativo dos aromas da infância é notável. Eles nos transportam quase sem esforço para aquela coisa amada pela qual ansiamos. Abraços, Roselia. Obrigada por compartilhar memórias e fotos.
ExcluirOlá, amiga Roselia!
ResponderExcluirSem dúvida que poder do aroma da infância é único e notável.
São memórias e recordações que jamais se esquecem.
Lindas fotos aqui partilha da sua infância.
Gostei muito deste belo post!
Deixo os votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Mi querida amiga Roselia, que recuerdos tan bellos nos compartes, hay aromas que perduran. Yo tuve que hacer la comunión de corto porque el párroco no nos dejó llevar vestido largo.
ResponderExcluirRecuerdos entrañables.
Un abrazo grande
Minha querida amiga Roselia, que lindas lembranças você compartilha conosco. Há aromas que permanecem. Tive que encurtar minha comunhão porque o padre não nos deixou usar vestidos longos.
ExcluirBoas lembranças.
Um grande abraço.
Cuando leía y veía las fotos se em vino la fragancia de mis hijos, no sé, creo que ese olor a bebé, esa fragancia que desprende la pureza, esa fragancia al mudarlos, al arrullarlo entre las manos, ese olor a cielo, la fragilidad, eso es lo bello de ser papá. Mi ex suele dormir con ese panalde tela aún entre sus manos; pañales gastados de tanto lavar, pero ahí están y no hay jabon que borre esa huella... mil detergentes distintos han pasado por esos pañales. Hoy con 63 años, siguen velando su sueño... yo digo que ese aroma devería de haberse borrado, pero lo tomas y ahí esta... creo que es más la memoria que el olfato, ese misterios cerebro que esconde en algún lugar su olor. Hoy mis hijos de 29 y 25 años, cada vez que los abrazo , ahí esta... Hay sentir más puro verdadero que el aroma de su piel?... nada lo borra, nada se pierde, a veces pienso que es lo único real en mi vida.
ResponderExcluirQuando li e vi as fotos, o cheiro dos meus filhos me veio. Não sei, acho que é esse cheiro de bebê, esse cheiro que a pureza exala, esse cheiro de trocá-los, de embalá-los, esse cheiro do céu, da fragilidade, essa é a beleza de ser pai. Meu ex dorme muitas vezes com essa fralda de pano ainda nas mãos; fraldas gastas de tantas lavagens, mas estão lá, e nenhuma quantidade de sabão pode apagar essa marca... mil detergentes diferentes passaram por essas fraldas. Hoje, aos 63 anos, eles continuam zelando pelo seu sono... Eu digo que esse cheiro deveria ter sido apagado, mas você o pega e lá está... Acho que é mais memória do que cheiro, esse cérebro misterioso que esconde seu cheiro em algum lugar. Hoje, meus filhos, de 29 e 25 anos, estão lá cada vez que os abraço... Existe sentimento mais puro e verdadeiro do que o cheiro de sua pele? Nada o apaga, nada se perde. Às vezes penso que é a única coisa real na minha vida.
ExcluirMe encanta la cuarta foto. Jjaj. Se te nota cansada de esperar que disparen la foto. Estas preciosa.
ResponderExcluirAbrazooo
Adorei a quarta foto. Haha. Você parece cansada de esperar a foto ser tirada. Você está linda.
ExcluirAbraços
Gabillante, na realidade, estava enciumada porque todos estavam em meu jipe rosinha que meu padrinho me deu... coisas de criança.
ExcluirObrigada.
Abraços fraternos
Uma bela postagem, sabores, aromas, memórias da infância são pinceladas de inspiração na tela da vida; cuidar, manter acordada a criança interior, acorda um adulto muito melhor.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Qué hermosas y entrañables fotografías de la niñez, la verdad es que me han encantado. Se nota una infancia feliz llena de aromas y recuerdos, querida Rosalia, gracias por compartir tantas cosas bellas sobre todo las imágenes.
ResponderExcluirBesos enormes.
Que fotos lindas e cativantes da infância! Eu as amei de verdade. Elas retratam uma infância feliz, cheia de aromas e lembranças. Querida Rosalia, obrigada por compartilhar tantas coisas lindas, principalmente as imagens.
ExcluirQue bello tener fotos de la niñez...de las mias no quedaron muchas con tantas mudanzas...si tengo 5 son muchas..al menos si tengo mi memoria funcionando y puedo recordar tantas cosas..un besooo..feliz fin de semana
ResponderExcluirQue lindo ter fotos da infância...já não me restam muitas com tantas mudanças...se tenho 5 já é muita...pelo menos a memória está funcionando e consigo lembrar de tanta coisa...um beijo...bom fim de semana
ExcluirQuerida amiga, preciosas fotografías de tu niñez, es verdad los aromas y tantas cosas vuelven a nuestra memoria día a día , me encantó tu post, muy tierno.
ResponderExcluir(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)Querida amiga•.• ♥•.• ★
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´....Te deseo un Feliz fin de semana
♥ º° ♥`•.¸.•´ ♥ º° ♥ `•.¸.•´` Qué tengas
(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)siempre una …★
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´★bella sonrisa★
`’ ●.¸ ★ ♥Abrazos y te dejo un besito♥
♥❥❥❥+:;;;:+❥❥❥+:Liz:+❥❥❥+:;;;:+❥❥❥♥
Linda Menina, que eras,
ResponderExcluirEm Mulher te transformaste.
Seguraste, como as heras,
A Vida que agarraste
E nela te recriaste.
Parabéns Menina/Mulher.
Beijo,
SOL da Esteva